sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Câncer de Mama - '' Mulher que se toca, se cuida. ''

Outubro já passou, mas o cuidado com a saúde, não tem mês, não tem dia e não tem hora, e como muitas mulheres tem muitas dúvidas sobre o assunto, vou tentar esclarecer um pouco.
O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários. O câncer da mama é o tipo de câncer que mais aco
mete as mulheres em todo o mundo. A proporção de câncer de mama em homens e mulheres é de 1:100 - ou seja, para cada 100 mulheres com câncer de mama, um homem terá a doença (Sim, homens também tem câncer de mama).As mulheres entre 40 e 69 anos são as principais vítimas de câncer de mama. Isso porque a exposição ao hormônio estrógeno está no auge com a chegada dessa idade. A partir dos 50 anos, particularmente, os riscos entram em uma curva ascendente sintomas: A maioria dos tumores da mama, quando iniciais, não apresenta sintomas. Caso o tumor já esteja perceptível ao toque do dedo, é sinal de que ele tem cerca de 1 cm³ - o que já uma lesão muito grande. Por isso é importante fazer os exames preventivos na idade adequada antes do aparecimento de qualquer sintoma do câncer de mama  (lembrando também que tem o auto-exame,que pode ser realizado a qualquer momento).  Entretanto, o nódulo não é o único sintoma de câncer de mama, a vermelhidão na pele, alterações no formato dos mamilos e das mamas, nódulos na axila, secreção escura saindo pelo mamilo, pele enrugada, como uma casca de laranja, em estágios avançados, a mama pode abrir uma ferida.A prevenção do câncer de mama pode ser dividida em primária e secundária: a primeira envolve a adoção de hábitos saudáveis, e a segunda diz respeito a realização de exames de rastreamento, a fim de diagnosticar o câncer de mama em estágio precoce.

                                                    
                                                                                                               Tereza Helen


Nenhum comentário:

Postar um comentário